quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

(A)prova?


Não há palavras para descrever a dor e o orgulho que senti hoje…dois sentimentos tão antagónicos!
Imaginei (para me precaver) muitas vezes como seria a manhã de hoje, não sou fácil de quebrar, aliás, “antes partir que quebrar”, é um dos meus lemas, mas faltou muito pouco para me desfazer em lágrimas à frente de todos.
Presenciar o desespero que quem tem que escolher entre a sua consciência ou continuar no Ensino, saber que devido a esta humilhação uma das Professoras foi para o hospital com ameaça de aborto, ver uma Amiga com a sua bebé (fiquei feliz de ver a pequenota, mas doeu-me ver a situação a que expuseram a minha Amiga) que nem 3 meses tem (no frio gélido de S. Torcato), ouvir as possíveis “estratégias” para boicotar a prova, ver gente a tremer de raiva e desespero … é indescritível.
E quando tudo se ia resolver, três criaturidas da Escola de Chã de Bouça, ousaram quebrar a greve, colocando em causa a vida de 120 Professores.
Duas dessas criaturas têm pouco mais de 5 anos de tempo de serviço (estando no limite da realização da prova) e a outra é uma ex-amiga minha (os meus Amigos não são carrascos).
Do “outro lado" estavam dezenas de PROFESSORES que se aliaram à causa de TODOS os PROFESSORES, fazendo greve, mas mais que isso, apoiando, incentivando, confortando e fortalecendo os Professores que lá estavam para realizar a dita prova.
Tiveram que ser esses Professores que foram chamados a realizar a prova, a resolver a situação: boicotaram a sala que “ia abrir”.
Conclusão: na EB 2,3 de S. Torcato ninguém realizou a prova que nada prova!
Depois dos Professores que iam realizar a prova se terem ido embora, os Professores que estavam em greve continuaram na Escola, a trabalhar … sim, mesmo em greve, colocaram o bem dos Alunos à frente de tudo!
Na hora de almoço, os telejornais não falavam de outra coisa: “o dia da prova”.
Houve muitas notícias que me entristeceram, entre elas, a polícia de choque que foi chamada a intervir, a desunião dos Professores, o “paleio” dos sindicatos e a opinião de quem não faz a mínima ideia do que é ser Professor, do que está em causa com esta dita prova … do que é o Ensino.
Infelizmente, até algumas pessoas pelas quais nutro simpatia e até mesmo amizade, pensam o mesmo, mas já me cansei de lhes explicar, se quiserem ver a tal prova, aqui fica a ligação: http://img.rtp.pt/icm/noticias/docs/c2/c2c910070c386727742341e119dbfaa1_d929e7dd515e5fe3bc442a63c698ab80.pdf
Digam de vossa justiça se esta porcaria faz de alguém um Professor.
Refiro ainda que tenho mais que 5 anos de tempo de serviço, há quase 10 que lecciono, foi por um triz que “escapei” à prova (por enquanto), mas não me sinto melhor (nem pior) do que os Professores que têm menos (ou mais) que 5 anos de tempo de serviço.
Sempre fui a favor da avaliação dos Professores, mas uma avaliação séria, no “terreno” (aulas) sem data combinada nem hora marcada, feita por quem saiba avaliar.

Pelo bem dos Alunos, dos Professores, da Educação … haja RESPEITO!

6 comentários:

  1. Eu também (quase) chorei! Porque as Mulheres choram pela Justiça!...

    ResponderEliminar
  2. Claro que sim, Teresa!
    Mas, também vi muitos Homens de “barba rija” com os olhos cheios de lágrimas, tal era a humilhação!

    ResponderEliminar
  3. http://youtu.be/SJnVY_JWc1Y :D uma boa musica para os alfacinhas , corre tudo a espadalhada

    ResponderEliminar
  4. Estou de acordo com o que escreveste.
    É uma opinião sensata de quem quer resolver problemas e não viver da sua perpetuação.

    ResponderEliminar
  5. Romeu, esta "salada" tem muito mais que umas alfaces ...mas, o Rei é grande!

    ResponderEliminar
  6. Luís, sempre disse que o Ensino não está bem, é necessário melhorar e muito, mas o que está a acontecer é o oposto.

    ResponderEliminar