sábado, 15 de junho de 2013

Greve … mais que um direito, neste caso é um dever cívico!!

Eu bem queria continuar sem falar neste assunto que tanto me transtorna, mas como não mando recados nem indirectas, lá terá de ser.
A tão famosa greve dos Professores aos exames , aquela que dizem que vai “prejudicar” e “acabar com o sonho de continuar a estudar” cerca de 75 mil alunos … isto visto assim, por ignorantes que nada sabem ou não querem saber ou simplesmente apenas querem “mandar umas bocas” parece mesmo muito mau (atenção, neste “grupo” que referi, não estão incluídas as pessoas que estão contra a greve, mas que apresentam com educação e respeito, os motivos pelos quais não concordam, dessas, apenas discordo, mas continuo a respeitar).
Mas, desenganem-se… os exames vão ser feitos, há muitos dias para os fazer … começa é a escassear o tempo para todos os milhares de alunos de todos os anos lectivos tenham direito a uma EDUCAÇÃO DIGNA, a serem alunos individuais com os seus próprios tempos de aprendizagem.
Os Professores têm SEMPRE como principal preocupação o sucesso dos Alunos, como tal, propuseram várias medidas, entre elas, uma que salvaguardava a realização do exame do dia 17, apenas teria que ser adiado 3 dias, quando um governo não cede em 3 dias, não há muito mais a dizer.

Os Alunos que se preocupam com o seu futuro, estudaram ao longo de todos estes anos, por isso, se não fizerem o exame neste primeiro dia, ainda vão ter mais tempo para estudar (é a diferença entre lhes ensinar a ver o copo meio cheio ou meio vazio, analogia importantíssima para o factor psicológico)…é óbvio que seria melhor que esta greve  não fosse necessária, ficaríamos todos mais felizes...infelizmente, não é o caso.

É claro que há professores péssimos, que nem deviam ser chamados e tratados por tal, é lógico que nos envergonham, é óbvio que esses tais têm muita culpa do estado a que chegamos. Que nunca se importaram com os alunos, que só agora querem saber de greves (deviam-se ter preocupado com isso, no tempo que ganhavam um balúrdio com horas extraordinárias, horas essas que levavam para o desemprego os professores com menos tempo de carreira; e pior que isso, não lutavam por turmas mais pequenas, logo as turmas eram enormes, como tal, os alunos saiam prejudicados), que nas aulas fazem tudo menos ensinar, que apenas se esforçam um pouco nas aulas assistidas do ridículo modelo de avaliação.

Quanto aos sindicatos, apenas refiro que sou contra todos eles, um bando de oportunistas que só olham pelos próprios interesses, ignorantes que fingem que lutam pelos alunos e pelos professores, que devem ter ido para o ensino por todas as razões menos pelos alunos (ressalvo raríssimas excepções de pouquíssimos sindicalistas que tentaram impor algum respeito pelo ensino, mas os outros não os deixaram).

Em relação aos PROFESSORES propriamente ditos, nós, aqueles que estamos no ENSINO por AMOR, que ADORAMOS ENSINAR E APRENDER COM OS NOSSOS ALUNOS, que fazemos de tudo para dar a volta a programas descabidos, extensos e maçadores, a reuniões sem interesse, a turmas que têm mais do dobro dos alunos que deveriam ter, que estamos a qualquer hora ao dispor dos ALUNOS, para qualquer tipo de problemas que lhes surjam (e são tantos e tão diversos, infelizmente, os escolares são os de mais fácil resolução)  … que fique bem claro que embora, por vezes, deixemos de acreditar no ensino (tantas são as facadas que os sucessivos ministérios da (des)educação nos dão, NUNCA DEIXAMOS DE ACREDITAR EM CADA UM DOS NOSSOS ALUNOS.

Infelizmente, começa a faltar tempo para ser ALUNO, para ser PROFESSOR, para EDUCAR … no verdadeiro sentido de cada uma das palavras!

O que mais me preocupa é que todo o mal que os diferentes ministérios da (des)educação fizeram/fazem/farão aos Professores acaba por prejudicar gravemente os Alunos.
Como por exemplo, reduzir o número de professores, aumentar o número de alunos por turma, diminuir a carga horária a várias disciplinas sem alterarem os respectivos programas escolares, aumentar o horário dos professores (horas lectivas e não lectivas), cortar apoios pedagógicos (principalmente para os alunos com mais dificuldades), o aparecimento da “mobilidade especial”(apenas serve para camuflar a lei e despedir centenas de professores), transformar os professores em escravos de papeis em vez de apoiar/educar/ensinar os alunos…e tantas outras medidas completamente descabidas e desfasadas da nossa realidade.

Agora que cada um pense pela própria cabeça: não foi mau para os Alunos todo o mal que fizeram aos Professores?

TENHO ORGULHO EM CADA UM DOS MEUS ALUNOS (portanto, em centenas de alunos) … É UMA HONRA TER SIDO VOSSA PROFESSORA… A VONTADE DE CONTINUAR A SER PROFESSORA VEM DE CADA UM DE VÓS!!

A todos os alunos que têm exames, particularmente aos meus:
Bom trabalho!!
(Já sabem que a vossa nota não depende da sorte, mas sim do trabalho)

Sem comentários:

Enviar um comentário